metropoles.com

Incompetência de Heleno terá espaço no relatório da CPMI 

Ex-ministro de Bolsonaro tinha relatórios sobre os acampamentos, mas não agiu para brecar golpistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Depoimento de general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional GSI do governo Bolsonaro, na CPMI do 8 de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Depoimento de general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional GSI do governo Bolsonaro, na CPMI do 8 de Janeiro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O general Augusto Heleno será um dos militares citados no relatório da CPMI do 8 de Janeiro. O texto ainda não está pronto, há apenas trechos preliminares. Entretanto, depois do depoimento do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) ao colegiado ontem (26/09), ficou evidente o descompromisso do Gabinete de Segurança Institucional, sob a batuta de Heleno, com a democracia. 

O blog apurou que a incompetência do general será o ponto de destaque de sua citação. Ao militar será imputada a responsabilidade pelo aumento de células criminosas em acampamentos em frente a quartéis do Exército em todo o Brasil depois do segundo turno de 2022.

À época, o GSI produziu relatórios sobre os acampamentos, mas não promoveu ações efetivas para diminuir a presença de golpistas e o aumento de circulação nestes locais. No acampamento de Brasília, por exemplo, bolsonaristas articularam explodir o aeroporto Juscelino Kubitschek na noite de Natal.

Ontem (26/09), durante a CPMI do 8 de Janeiro, Heleno disse que os acampamentos eram “manifestações políticas” e que não cabia ao GSI analisá-los, mesmo com os relatórios produzidos pelo ministério.

“Nunca considerei o acampamento algo que interessasse à segurança institucional”, disse o ex-ministro de Bolsonaro. Heleno negou ter sido leniente com as células bolsonaristas e disse que nunca planejou golpe ou falou sobre “assuntos eleitorais” com integrantes do GSI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?