Igreja militar expõe imagem doada a Bolsonaro com citação a “governo de bem”
Obra com santo São Miguel Arcanjo, que o presidente recebeu em abril, faz referência a Exército, Aeronáutica e o agronegócio
atualizado
Compartilhar notícia
Bem na entrada e à direita da igreja São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, em Brasília, há uma imagem grande desse santo, que foi doada ao presidente Jair Bolsonaro. O Arcanjo Miguel é o padroeiro dos fuzileiros navais, marinheiros, motoristas de ambulância, paramédicos, policiais, paraquedistas e radiologistas católicos.
A imagem chama a atenção de quem entra na paróquia pelo seu tamanho. É uma grande escultura, quase toda de madeira, e as asas e a espada do Arcanjo Miguel são feitas de aço inox. O escuro é um disco de arado de trator e o corpo todo de madeira.
A paróquia integra e é subordinada à Capelania Militar. Nessa igreja acontecem 21 missas por semana.
A imagem foi doada a Bolsonaro pelo Santuário São Miguel Arcanjo da cidade de Bandeirantes, no Paraná, em abril deste ano. Quando foi entregue ao presidente, foi anunciada que ficaria no Palácio do Planalto, mas está na igreja há cerca de dois meses. Foi nesta paróquia que Bolsonaro acompanhou uma missa no dia 6 de setembro. Foi uma celebração dedicada a ele, com falas de seus ministros e um público que o chamava de “mito” dentro da igreja.
Uma placa exposta ao lado da imagem diz que a obra, feita pelo escultor paranaense Beryn Batista, “simboliza um governo de bem que deseja o melhor para o seu povo”.
Cada parte da imagem representa um setor do governo, diz a placa da oferta a Bolsonaro. A espada representa a força do Exército, “como um aço de boa qualidade” E diz ser “responsável por defender a Constituição e seu povo”.
As asas representam a Força Aérea Brasileira, “defendendo a nação e promovendo o bem comum. Símbolo de agilidade, leveza e ao mesmo tempo, respeito ao país”.
O corpo de madeira é “mais frágil” e representa “todo o povo brasileiro, todas as etnias que habitam o país”.
No final, essa mensagem na placa afirma que o arcanjo representa as “forças do bem contra as forças do mal”. Na imagem, o santo, associado a um príncipe protetor, aparece subjugando o dragão.