metropoles.com

Ibama e ICMBio vão parar no Dia Mundial do Meio Ambiente

Servidores alegam “desinteresse” do governo federal em realizar reestruturação de carreiras

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fala com a imprensa após evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 5
1 de 1 Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fala com a imprensa após evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 5 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Os servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) convocaram para amanhã (05/06) uma paralisação em todo o país. A data coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A decisão foi divulgada pela Ascema Nacional (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente), que enviou uma carta à ministra Marina Silva a alertando sobre a greve.

Segundo o texto, o motivo da paralisação é o “aparente desinteresse do governo federal em realizar a justa e devida reestruturação da Carreira e do PECMA (Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama)”.

Leia a carta na íntegra:

“Na primeira semana de junho completam-se seis meses de mobilização das servidoras e servidores do MMA, Ibama, ICMBio e SFB pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente – CEMA e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA. Embora as negociações com o Governo Federal tenham se iniciado em outubro passado, até o momento muito pouco se avançou para que um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal fosse firmado.

“Coincidentemente, na primeira semana de junho será celebrado também o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas há 50 anos para unir pessoas ao redor do mundo no esforço de proteger e restaurar nosso Planeta. Diversos eventos estão previstos para ocorrer ao longo da próxima semana e nós, servidoras e servidores dos órgãos ambientais federais não poderíamos ficar de fora.

“Infelizmente, o aparente desinteresse do Governo Federal em realizar a justa e devida reestruturação da Carreira e do PECMA não nos traz motivos para celebração. Portanto, frente a necessidade de seguirmos mobilizados e pressionando para que tenhamos o reconhecimento do governo, as servidoras e servidores ambientais federais de todo o país se unirão em uma paralisação nacional no próximo dia 5/6/2024, quando serão realizados atos em todos os estados e no Distrito Federal em prol da reestruturação da Carreira e do PECMA.

“Convidamos a senhora Ministra, os Presidentes do Ibama e do ICMBio, bem como o Diretor-Geral do SFB, a nos apoiar nesta causa. Solicitamos que incluam em seus discursos e pronunciamentos oficiais o reconhecimento da importância das trabalhadoras e dos trabalhadores na proteção ambiental, assim como a necessidade de reestruturação, valorização e realização de concursos para a Carreira. Durante esta semana, todas as atenções estarão voltadas para o Meio Ambiente, e é fundamental destacar o papel crucial desempenhado por esses profissionais.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?