metropoles.com

Haddad na África foi jogada de Lula para acelerar arcabouço fiscal

Presidente quis afastar ministro da Fazenda das negociações pela votação do texto; Guimarães é mais “maleável” a Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Lula (PT) e Fernando Haddad (PT) -- Metrópoles
1 de 1 Lula (PT) e Fernando Haddad (PT) -- Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Depois do ruído entre o deputado Arthur Lira (PP-AL) e Fernando Haddad, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por afastar o ministro da Fazenda das negociações pela votação do arcabouço fiscal na Câmara.

Quando o texto passou pela primeira vez na Câmara, em maio, Haddad foi o principal articulador do governo entre os congressistas. O ministro chegou a ser elogiado por Lira, que até pediu a substituição de Rui Costa por Haddad na Casa Civil.

Desta vez, as negociações ficaram nas mãos do número dois do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O deputado é considerado mais maleável a Lira e tende a ceder aos desejos do presidente da Câmara.

Lula afastou Haddad para evitar um novo atraso da votação do arcabouço fiscal. Na semana passada, Lira cancelou reuniões de líderes que decidiria o trâmite da proposta após o ministro dizer que a Câmara “tem poder demais”.

Haddad foi convidado para integrar a comitiva de Lula à África do Sul em cima da hora. A agenda do ministro durante a cúpula do Brics é curta. Mesmo a 7,8 mil quilômetros de distância de Brasília, ele ainda telefonou para congressistas para negociar a tramitação do texto.

O arcabouço fiscal foi aprovado ontem (22/08) durante sessão na Câmara dos Deputados. O placar foi de 351 x 92, e vai à sanção de Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?