Guimarães: “Debate sobre reforma tributária não tem hora para acabar”
Líder do governo na Câmara disse que nova versão do texto será apresentada hoje e que Lira vai prolongar a discussão
atualizado
Compartilhar notícia
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse que a sessão de hoje (05/07) na casa “não tem hora para acabar”. Afirmou que o relator da Proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), vai apresentar a nova versão do texto com três mudanças já no início desta noite.
“O relator vai enviar a todos os líderes o novo texto e vamos começar a discussão hoje ainda. Não tem hora para acabar”, disse ao blog.
Questionado sobre a reclamação de congressistas sobre a falta de debate e o ritmo acelerado de tramitação, Guimarães disse que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai “prolongar a discussão”, mas não deu muitos detalhes. A votação da reforma tributária deve ocorrer até sexta-feira (07/07).
Aguinaldo Ribeiro confirmou haver pelo menos três mudanças do texto original. O principal deles é um novo cálculo de transição para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS).
Ontem (04/07), governadores do Sul e Sudeste pressionaram 143 deputados pelo “equilíbrio” de forças no Conselho Federativo. Querem ter voto dobrado contra os Estados do Norte e Nordeste, pois essas duas regiões têm juntas 16 Unidades Federativas. A maioria, portanto, já estaria formada.