metropoles.com

Guerra no União Brasil atrasa federação com o PP

Partidos querem aliança para firmar a maior legenda da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Representantes do União Brasil falam das decisões tomadas sobre o futuro do ainda presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar, em coletiva de imprensa 1
1 de 1 Representantes do União Brasil falam das decisões tomadas sobre o futuro do ainda presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar, em coletiva de imprensa 1 - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Depois da guerra declarada entre Luciano Bivar e Antônio Rueda pelo controle do União Brasil, as negociações para formar a federação partidária com o PP foram suspensas. O Republicanos também acompanhava as tratativas, mas ficou de fora da união ainda em março.

Desde 2022, PP e União Brasil têm negociado a formação de uma federação que os tornaria o maior bloco da Câmara, com 109 deputados, superando o PL, partido com mais representantes na casa, que conta com 96.

O presidente eleito, Antônio Rueda, e o 1º vice-presidente, ACM Neto, do União Brasil, são os principais defensores da aliança, juntamente com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA).

Nas contas de Lira, nenhum outro candidato tiraria a eleição Elmar para a chefia da Câmara se a federação realmente sair. Nem mesmo o governo poderia atrapalhar os planos de sua sucessão.

Ontem (13/03), deputados, senadores, ministros e governadores do partido se reuniram na sede nacional do União Brasil para votar pela destituição de Luciano Bivar do cargo de presidente, além de sua expulsão do partido. O placar pelo prosseguimento do processo ficou com 17 votos favoráveis, nenhum contra e 15 abstenções.

Agora, Bivar terá 72 horas, a partir do recebimento da representação, para se manifestar antes que seja proferida a decisão cautelar do partido. Posteriormente, a executiva da sigla votará para decidir se concorda ou não com o pedido, e Bivar terá um novo prazo de cinco dias para apresentar sua defesa. A decisão final será anunciada em até 60 dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?