metropoles.com

GT da Comunicação quer Secom de volta à Presidência da República

É consenso no grupo de transição que secretaria volte ao Planalto e terá papel importante no enfrentamento ao bolsonarismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Palacio do Planalto
1 de 1 Palacio do Planalto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

É consenso entre os integrantes do grupo da Comunicação Social da transição do governo Lula que a Secom (Secretaria de Comunicação) deva voltar a ser vinculada à Presidência da República.

O governo Bolsonaro incorporou a Secom ao Ministério das Comunicações em meados de 2020, quando recriou esta pasta e a entregou a Fábio Faria.

O assunto não foi colocado oficialmente na mesa do GT, mas as conversas entre seus integrantes apontam nessa direção. A decisão será de Lula.

A Secom trata de toda verba de campanha publicitária do governo.

Integrante desse GT da Comunicação, o jornalista Hélio Doyle, consultor em comunicação e ex-professor da UnB, defende o retorno da Secom ao Palácio do Planalto. Para ele, não tem sentido essa área estar atrelada a atual pasta, que não tem qualquer relação com o tema.

“A ideia é levar a Secom de volta para a Presidência. Me parece que é consenso. É uma área estratégica para o governo , ainda mais nas circunstâncias atuais. Não tem sentido estar num ministério que lida com telecomunicações, 5G, Anatel. É minha posição” – disse Doyle, para quem a área de comunicação foi desmantelada nesse governo e virou um instrumento ideológico.

“E será importante tê-la atrelada ao Planalto porque teremos uma batalha de ideias, que já está aí. É a defesa da demcoracia versus o golpismo, a postura fascista” – afirmou o jornalista.

Outro assunto do GT é discutir o futuro da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), hoje também vinculada ao Ministério das Comunicações. Deve voltar a ser vinculada à Secom no governo Lula.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?