metropoles.com

Governo vê tentativa de “sufocamento” de Lira ao adiar pauta

Se antes o presidente da Câmara queria mostrar boa-vontade, agora cobra por liberação de cargos prometidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - Metrópoles
1 de 1 Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A quarta-feira (18/10) será de Câmara dos Deputados vazia e tranquila. O vice-presidente da casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), liberou todos os deputados de marcarem presença por biometria, permitindo que todos “trabalhem” de casa. A medida veio depois da reunião de líderes que, com a benção de Arthur Lira (PP-AL), adiou a votação do Projeto de Lei das offshores.

A “folga”, que também deve escorrer para a quinta-feira (19/10), é uma sinalização ao governo Lula (PT) de que o comando da Câmara dos Deputados é de Arthur Lira. A esperança era que o vice-presidente Marcos Pereira conduzisse os trabalhos rapidamente, com o apoio dos líderes que ficaram no Brasil.

Para governistas, a reviravolta representa uma tentativa de “sufocamento” ao governo federal. Lira cobra a liberação de cargos prometidos, como as presidências da Caixa e da Funasa.

Como o blog mostrou, Lira havia montado um gabinete na China para acompanhar as votações com os companheiros de viagem. Estão na China o líder do PT, Zeca Dirceu (PR); do União Brasil, Elmar Nascimento (BA); do PDT, André Figueiredo (CE); e do Avante, Luis Tibé (MG).

Agora, além do travamento de pauta causado pela emergência constitucional da PL das offshores, deputados terão que esperar Lira retornar ao Brasil para voltar a trabalhar. A expectativa é que a votação do PL que taxa fundos dos super-ricos aconteça em 24 de outubro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?