metropoles.com

Governo vai ignorar leis estaduais em novas concessões de pedágio

Edital do leilão das rodovias do Paraná não prevê isenções a deficientes ou veículos oficiais; Requião Filho vai encaminhar à CCJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eduardo Matysiak/Divulgação
antt
1 de 1 antt - Foto: Eduardo Matysiak/Divulgação

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou nesta quarta-feira (26/07) que as leis estaduais serão ignoradas nas concessões de pedágios do Paraná. Como o governo federal será o responsável pelos leilões, a legislação estadual será desconsiderada.

O informe foi em resposta ao deputado estadual Requião Filho (PT-PR), que pediu a impugnação do Edital 01/2023. O parlamentar destaca a ausência de condições, que deveriam estar previstas, conforme a atual legislação paranaense, que diz respeito a isenção de tarifas para usuários com deficiência, autismo, veículos oficiais ou ambulâncias e viaturas.

O caso aumenta o rolo entre a oposição paranaense e o governador Ratinho Jr.(PSD). Isso porque a concessão abre espaço para o aumento das tarifas dos pedágios, que serão controladas, após os leilões, pela iniciativa privada. A expectativa é que os quase 1.100 Km de estradas sejam vendidos em agosto na bolsa de valores, em São Paulo.

O acordo de concessão foi firmado entre Ratinho Jr. e Lula em maio, o que expôs um racha no PT no Paraná.

Segundo Requião Filho, ignorar toda a legislação editada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em duas décadas é “ofender o Poder Legislativo deste Estado, como se não existisse”. Após ter o pedido de impugnação negado, o parlamentar deve encaminhar o documento de resposta à Comissão de Constituição e Justiça e à Presidência da Assembleia. 

“Queremos que o edital respeite as leis paranaenses, acima de tudo, e que a população seja preservada deste tipo de cilada que trará consequências graves e irremediáveis no futuro” — Requião Filho

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?