metropoles.com

Governo vai engrossar oposição contra a PEC da Anistia no Senado

Ao contrário da Câmara, texto terá dificuldades em passar no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra senador randolfe rodrigues - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra senador randolfe rodrigues - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que anistia partidos políticos que não cumpriram as cotas raciais, deve enfrentar dificuldades no Senado. Como o blog já mostrou, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende desacelerar a tramitação da matéria, respeitando todos os trâmites regimentais.

Na Câmara, a PEC da Anistia foi aprovada mesmo após ter ficado parada na Comissão Especial que a analisava. Sem a apreciação do texto dentro do prazo regimental, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu levar a proposta diretamente ao Plenário.

Os 344 votos favoráveis no primeiro turno e 383 no segundo turno mostraram que a proposta teve apoio de partidos diversos, desde o PL de Jair Bolsonaro até o PT de Lula. Foram contrárias as bancadas do PSol/Rede, do Novo, da minoria e da oposição.

No entanto, líderes do governo no Senado já indicaram ao blog que, da forma como está, o texto não terá apoio. A PEC deve ser paralisada no Senado e voltar à discussão somente em 2025.

O governo entende que uma possível aprovação na Casa, seguida da sanção por Lula, seria muito mal recebida pela opinião pública. Em caráter reservado, um deputado governista afirmou ao blog que o presidente da República será “obrigado” a sancionar o texto assim que for aprovado pelo Senado, devido a acordos feitos entre os partidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?