metropoles.com

Governo trabalha com a hipótese de rebeliões por fim das saidinhas

Senado aprovou regime de urgência para a votação do projeto que coloca um fim na saída temporária de presos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula e Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça -- Metrópoles
1 de 1 Lula e Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça -- Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O governo Lula (PT) trabalha com a possibilidade do crime organizado convocar rebeliões em presídios pelo país em resposta ao trâmite acelerado do Projeto de Lei que coloca fim nas saidinhas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública discute ações preventivas para evitar que o pior aconteça. 

Ricardo Lewandowski pediu que os técnicos do MJ analisem se há o risco de rebeliões no sistema prisional. É esperado que a Polícia Federal (PF) também auxilie no monitoramento.

Ontem (07/02), o Senado aprovou um pedido de urgência para acelerar o projeto e levá-lo direto para votação em Plenário. O presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que incluirá o texto na ordem do dia em data oportuna.

O projeto coloca um fim ao benefício que atende cerca de 35 mil presos atualmente. O texto ganhou relevância nacional depois que um policial foi assassinado em Belo Horizonte por um preso que estava de saidinha de Natal, em 5 de janeiro.

Segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), dos 35 mil presos que são beneficiários das saídas temporárias, apenas 4% não voltam às cadeias e aos presídios.

Os presos que são elegíveis às saidinhas em datas comemorativas devem estar no sistema semiaberto, além de ter cumprido um sexto da pena, se réu primário, e um quarto da pena, se reincidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?