metropoles.com

Governo reuniu-se com empresas de agrotóxicos ao menos 752 vezes

Encontros coincidem com período das tramitações das novas regras de uso de produtos químicos em nossa comida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida da fachada do Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada do Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

O governo Lula (PT) registrou pelo menos 752 compromissos com a participação de lobistas e representantes de empresas relacionadas a agrotóxicos entre outubro de 2022 e agosto de 2024, de acordo com dados da Agenda Transparente, ferramenta desenvolvida pela Fiquem Sabendo.

Esses 752 encontros representam, em média, uma reunião entre autoridades do governo e o lobby dos agrotóxicos a cada 4 horas e 48 minutos.

A maior parte desses compromissos ocorreu no gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, que sediou 56 encontros com lobistas ou representantes de empresas do setor. No gabinete do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foram registradas pelo menos 12 reuniões. A maior parte dos encontros foi realizada por videoconferência, com 232 registros, representando cerca de 30% do total.

Os meses com maior frequência de reuniões foram maio e abril de 2024 — aproximadamente um em cada cinco compromissos registrados no período ocorreu nesses meses. Em maio, houve 70 agendas, e em abril, 67. Durante esse período, o Ministério da Fazenda, de Fernando Haddad, enviou o projeto de regulamentação da reforma tributária sem incluir os agrotóxicos no imposto seletivo. 

Além disso, foi nesse momento que o Congresso Nacional derrubou metade dos vetos do presidente Lula à Nova Lei dos Agrotóxicos, retirando o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do processo de aprovação de novos produtos.

Em 2023, os meses com maior número de encontros entre o governo federal e lobistas dos agrotóxicos foram agosto (52 registros) e setembro (48 registros), período em que o Senado discutia a Reforma Tributária, incluindo o imposto seletivo para sobretaxar produtos nocivos à saúde

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?