Governo quer direcionar emendas parlamentares a socorro em Maceió
Ideia é que congressistas de Alagoas direcionem dinheiro para a construção de casas populares aos afetados pela mina da Braskem
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Lula (PT) deve passar o pires na próxima semana no Congresso Nacional para recolher recursos para mitigar os efeitos do colapso da mina da Braskem, em Maceió (AL). Aproveitando a instalação da CPI que investigará a empresa de mineração, o governo quer que senadores e deputados direcionem suas emendas parlamentares para Alagoas, financiando a construção de casas populares.
Pelo Executivo, o dinheiro seria repassado ao Estado em forma de investimentos no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ou por meio de uma MP (Medida Provisória) que conceda crédito extra ao governo estadual.
A ideia, segundo interlocutores, já teria o aval de Arthur Lira (PP-AL). O presidente da Câmara dos Deputados estaria mais inclinado à edição de uma MP, mas aceita que os deputados de seu Estado “paguem a conta”.
A proposta também agrada ao senador Renan Calheiros (MDB-AL). Ele deseja, no entanto, que os recursos também sejam repassados para a investigação da Braskem.
Em vitória no Senado, Renan terá sua CPI instalada na próxima terça-feira (12/12). O colegiado deverá ter Omar Aziz (PSD-AM) como presidente e Cid Gomes (PDT-CE) como relator.