metropoles.com

Governo prepara “batalha narrativa” por resgate de brasileiros em Gaza

Lula se incomodou com exploração política de Bolsonaro do caso e avalia evento no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de Janja e Lula
1 de 1 Imagem colorida de Janja e Lula - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Palácio do Planalto debate se realiza, ou não, um evento para celebrar a chegada dos brasileiros resgatados da Faixa de Gaza, marcada para hoje, segunda-feira (13/11). Há quem diga no governo que é necessária uma grande mobilização do Planalto para mostrar, que de fato, Lula (PT) foi o responsável pela liberação do grupo de 32 pessoas.

Lula demonstrou desconforto diante da tentativa de Jair Bolsonaro (PL) de explorar politicamente o caso. O ex-presidente construiu a narrativa de que teve participação fundamental na autorização para os brasileiros cruzarem a fronteira com o Egito, fato ocorrido no domingo (12/11).

Bolsonaro se encontrou com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, e teria, segundo a versão dos bolsonaristas, intermediado a liberação.

A reação no governo Lula foi imediata, e a primeira-dama, Janja da Silva, foi uma das primeiras a se manifestar em defesa do trabalho do Itamaraty. Pelo X (antigo Twitter), disse que a “única verdade é essa aqui”. “A diplomacia brasileira, sob orientação do presidente Lula trabalhando para liberar os brasileiros que estão retidos em Gaza”, escreveu Janja.

Lula resiste em realizar um evento de grandes proporções. Por ora, está previsto que ele receba o grupo para um café da manhã e tire fotos. A ordem na Secom (Secretaria de Comunicação Social) é de grande movimentação nas redes sociais do governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?