Governo orienta abordagem “Flávio Dino” em audiências no Congresso
Três ministros de Lula serão ouvidos na Câmara nesta quarta; Paulo Pimenta também é citado
atualizado
Compartilhar notícia
Os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) são esperados em comissões especiais da Câmara nesta quarta-feira (19/06) para falar sobre seus respectivos trabalhos. Uma orientação antiga no Palácio do Planalto é que os ministros, quando convocados ou convidados a ir ao Congresso, adotem uma postura firme e assertiva, semelhante à do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, agora no Supremo Tribunal Federal.
A ideia é que o ministro convocado “não abaixe” a cabeça para a oposição e seja assertivo em suas falas. Um exemplo de sucesso dessa postura é o do ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. Na semana passada, o gaúcho esteve na Comissão de Constituição e Justiça e discutiu acirradamente com bolsonaristas enquanto prestava esclarecimentos sobre a apuração de notícias falsas divulgadas sobre as enchentes no Estado.
A abordagem de Flávio Dino fez com que ele se tornasse extremamente popular nas redes sociais, uma posição agora ocupada por Pimenta, que tem acumulado dezenas de milhares de interações em suas postagens no X.
Nesta quarta, os ministros de Lula serão testados nas seguintes comissões:
- Mauro Vieira (Relações Exteriores): falará em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, às 9h, sobre as agendas e prioridades do setor;
- Carlos Fávaro (Agricultura): falará sobre a “quase” fraude no leilão de arroz importado ao Rio Grande do Sul, às 10h;
- Alexandre Silveira (Minas e Energia): também às 10h, falará sobre as compensações ambientais para conclusão de Angra 3 e medidas com possível impacto na conta de luz.