metropoles.com

Governo não quer CPI do 8 de janeiro agora que STF julga terroristas

Palácio do Planalto escalou seus líderes para convencer deputados a retirarem assinaturas, mas não está fácil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Apoiadores do ex presidente jair bolsonaro patriotas invadem a rampa do palacio planalto e Congresso Nacional para protestar contra o resultado das urnas 1
1 de 1 Apoiadores do ex presidente jair bolsonaro patriotas invadem a rampa do palacio planalto e Congresso Nacional para protestar contra o resultado das urnas 1 - Foto: null

Está prevista para essa terça-feira, na sessão do Congresso Nacional,  a leitura da instalação da CPMI que irá investigar os atos do 8 de janeiro, mas que está sendo proposta pela oposição.

Os opositores correm para a instalação da comissão nessa semana para também “concorrer” com o início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) dos envolvidos nos atos terroristas do início do ano, tudo que o Palácio do Planalto não quer.

Os líderes governistas acreditam que uma semana é suficiente para que pelo menos entre 5 a 10 deputados retirem seus apoios à instalação dessa comissão de investigação.

A essa altura, não será fácil, mas o Palácio do Planalto quer insistir. São alvos dos governistas parlamentares do PP, União Brasil, Republicanos, MDB e PSD, signatários do pedido de CPMI.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), anunciou ontem que irá tentar adiar a sessão do Congresso desta terça para semana que vem. Difícil que consiga.

Outro apelo do governo está sendo feito ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que use seu peso e poder de  convencimento e ajude a demover os parlamentares em não apoiarem a criação dessa CPMI.

Para o governo, que logo após os atos terroristas defendeu uma CPI, essa comissão agora irá atrapalhar seus planos, que são de se concentrar em matérias relevantes para o Palácio do Planalto, como a votação do novo arcabouço fiscal, o projeto das fake news e também a reforma tributária.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?