metropoles.com

Governo fará triagem em cadeias para analisar “sentimento” dos presos

Preocupação é com possíveis rebeliões no sistema prisional após Câmara aprovar o fim das saidinhas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
presídio imagem colorida mostra policial em guarita de penitenciaria federal no DF - Metrópoles
1 de 1 presídio imagem colorida mostra policial em guarita de penitenciaria federal no DF - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (20/03) o projeto de lei (PL) nº 2.253/22, que acaba com as saídas temporárias de presos, as chamadas saidinhas. O texto vai para as mãos do presidente Lula (PT), que decide se sanciona ou veta a lei. 

A votação na Câmara foi simbólica, ou seja, todos os partidos concordaram de não haver oposição a nenhuma parte do projeto. Esse movimento sugestiona que o presidente não deve vetar nada. 

Mesmo assim, técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública vão analisar o “clima” do sistema prisional para perceber como o PL será recebido pelos presos. O temor é que as cadeias e presídios sejam alvo de rebeliões convocadas pelo crime organizado.

O projeto coloca um fim ao benefício que atende cerca de 35 mil presos atualmente. O texto ganhou relevância nacional depois que um policial foi assassinado em Belo Horizonte por um preso que estava de saidinha de Natal, em 5 de janeiro.

Segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), dos 35 mil presos que são beneficiários das saídas temporárias, apenas 4% não voltam às cadeias e aos presídios.

Os presos que são elegíveis às saidinhas em datas comemorativas devem estar no sistema semiaberto, além de ter cumprido um sexto da pena, se réu primário, e um quarto da pena, se reincidente.

Como o blog mostrou, até senadores da base tentam convencer Lula a não vetar o texto. Agora, o presidente vai acionar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para reunir motivos, dados e estatísticas que corroborem possível veto. Lula já avisou internamente que vai vetar o projeto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?