metropoles.com

Governo estuda judicializar retirada da reoneração dos municípios

Na canetada, Pacheco decidiu prorrogar a validade da MP 1.202 por mais 60 dias, mas deixou caducar o trecho que tratava da reoneração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropóles @hugobarretophoto
Imagem colorida de Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metropóles @hugobarretophoto

O governo federal estuda judicializar a retomada da desoneração da folha de pagamento dos municípios. Nas contas do Ministério da Fazenda, a medida pode custar até R$ 10 bilhões aos cofres da União.

A canetada do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi recebida muito mal pelo ministro Fernando Haddad, que disse que não foi avisado pelo senador sobre a prorrogação da medida provisória (MP) nº 1.202/2023 por mais 60 dias, caducando outros trechos.

“Para mim, não. Ele conversou com o ministro [Alexandre] Padilha [da Secretaria de Relações Institucionais]. O ministro Padilha me ligou, mas eu não havia conversado sobre isso com ele” – Fernando Haddad.

Depois, Pacheco disse que a retirada da reoneração não é um “ato de irresponsabilidade fiscal”. “Eu já tenho minha posição sobre a desoneração da folha via medida provisória. Ela já está errada desde o início […]. Eu entendo que se há a intenção de mudar uma lei aprovada em dezembro, o correto seria, desde o princípio, ser apresentado um projeto de lei. E isso estaria a princípio sendo finalizada a discussão”, afirmou em entrevista coletiva.

Segundo Pacheco, a medida se justifica pela “insegurança jurídica”. Ainda de acordo com o presidente do Senado, a alíquota de cobrança seria de 20% da folha nos municípios por 60 dias e depois voltaria para 8%, como é atualmente com a desoneração.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?