metropoles.com

Governo escala tropa de choque para minimizar crise do leilão do arroz

Ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura Neri Geller fala em comissão da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Neri Geller exoneração
1 de 1 Neri Geller exoneração - Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O governo Lula (PT) estará atento à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18/06), que ouvirá o ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, além de representantes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Na quarta-feira (19/06), será a vez do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que abordará o mesmo tema que Geller: a crise e a possível fraude no leilão de arroz importado para o Rio Grande do Sul.

A liderança governista orientou todos os seus membros titulares da Comissão a comparecer nos dois dias e defender a posição do governo. A estratégia é argumentar que a gestão Lula foi rápida em identificar uma possível irregularidade e agiu prontamente para corrigi-la.

A comissão, composta majoritariamente por bolsonaristas, se prepara para pressionar Geller e Fávaro a fornecerem evidências para a CPI do Arroz. O pedido para a investigação já conta com mais de 100 assinaturas e tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como fiador.

O maior temor é o depoimento de Geller, já que existe a expectativa de que ele possa criticar duramente o governo, especialmente após a controvérsia em torno de sua demissão do Ministério da Agricultura. Inicialmente, o governo afirmou que ele havia pedido demissão, mas Geller afirmou posteriormente em entrevista que foi demitido.

A comissão também pretendia convidar o diretor-executivo de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago José dos Santos, mas ele tirou uma licença de uma semana do governo Lula. Ele só retorna em 21 de junho, quando provavelmente será convidado a depor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?