Governo deve se posicionar contra extradição de Assange
Lula já prestou solidariedade ao jornalista preso no Reino Unido
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Lula (PT) deve lançar uma nota se posicionando contra a extradição de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, nesta terça-feira (26/03). O posicionamento brasileiro deve vir depois que a Alta Corte de Londres decidir se envia o jornalista de 52 anos para cumprir pena de 175 anos nos Estados Unidos.
Ele é acusado de divulgar ilegalmente milhares de registros e telegramas militares dos EUA pelo WikiLeaks. Procuradores querem que Assange cumpra a pena em solo norte-americano, mas ele tenta recorrer da decisão.
O Reino Unido já aprovou a extradição do jornalista e agora julga o recurso de sua defesa. O resultado do julgamento deve ser divulgado às 10h30, horário de Brasília.
Lula já defendeu Assange inúmeras vezes, inclusive na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova Iorque. O presidente disse que o jornalista “não deve ser punido por informações transparentes e legítimas”.
A última vez que mencionou Assange, na semana passada, Lula disse que Assange denunciou a “podridão”. “A democracia está tão fragilizada que um jornalista chamado Assange, que foi um cara que denunciou a podridão, a escuta de telefone da companheira Dilma pelos Estados Unidos, esse companheiro que possivelmente deveria ter ganhado o prêmio Nobel de jornalista do planeta Terra está preso há muitos anos e não tem um gesto de solidariedade a ele”, disse Lula na festa de 44 anos do PT.