metropoles.com

Governo confia na manutenção, mas MP de Haddad tem tudo para cair

Pacheco deve segurar medida até a análise, mas chance de cair já na comissão especial é grande

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de Fernando Haddad, ministro da Fazenda que teve inquérito arquivado pela Justiça; ele é um homem branco, de cabelos grisalhos falando a um microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Fernando Haddad, ministro da Fazenda que teve inquérito arquivado pela Justiça; ele é um homem branco, de cabelos grisalhos falando a um microfone - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tentará agradar governo e Centrão na disputa pela Medida Provisória da reoneração. Por um lado, vai propor ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) que troque a MP por um projeto de lei em regime de urgência, respeitando o rito da Câmara e do Senado. Por outro, vai liberar que a medida seja analisada pela comissão especial, sendo derrubada já no colegiado.

Se o PL for pelo Senado, Pacheco garante que vai acelerar a tramitação. Como o blog mostrou, o governo argumentou a Pacheco que há tempo hábil para discutir a medida, já que ela só passa a valer em 1º de abril. 

Já a análise da medida na comissão especial tem tudo para encurtar a discussão da MP. Caso seja derrubada na Comissão Especial, a Medida Provisória nem vai a Plenário. O governo observa com apreensão essa articulação, pois, mesmo detendo a maioria no futuro colegiado, partidos que integram a base estão envolvidos nesse planejamento da derrubada.

Ontem, o líder do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA), “garantiu” que a MP não será devolvida por Rodrigo Pacheco. O presidente do Congresso, no entanto, só deve tomar uma decisão depois de conversar com Haddad, em 15 de janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?