metropoles.com

Governo condicionar piso de enfermeiros à aprovação do jogo é cruel

Líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR) anunciou que aumento para R$ 4,7 mil depende da controvertida legalização da jogatina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Evandro Éboli – Metrópoles
Enfermeiros comemoram aprovação do piso
1 de 1 Enfermeiros comemoram aprovação do piso - Foto: Evandro Éboli – Metrópoles

Centenas de profissionais de enfermagem compareceram ontem ao Congresso Nacional para acompanhar de perto e pressionarem os deputados a aprovarem o piso salarial da categoria, de R$ 4.750.

Boa parte deles viajou de ônibus de suas cidades. Vieram do Brasil inteiro. Era a primeira vez de quase a totalidade dos enfermeiros em Brasília.

Durante o dia, cercavam os parlamentares, sem excessos, e os abordavam. O deputados, é ano eleitoral, tiravam fotos com os profissionais egressos de seus estados.

A celebração dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiros era intensa com o resultado que se desenhava.

Mas, aos 45 do segundo tempo, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), ao anunciar a posição do governo a favor do aumento, jogou o balde de água fria. Ao microfone, disse que o projeto só será sancionado por Bolsonaro se, antes, for aprovado alguns projetos no Congresso, entre os quais a alegação da jogatina. Rolaram vaias para o líder governista.

Eis uma associação que não combina: jogos de azar e a nobre atividade desses profissionais da saúde, essenciais nos últimos dois anos de combate ao Covid-19.

É cruel o governo associar uma coisa e outra, condicionar o aumento para a turma da saúde a legalização de carteado, roleta, jogo do bicho, bingo e corrida de cavalo.

É intenso o lobby desse setor, que fez pressão para a aprovação na Câmara. O tema andava meio adormecido, mas despertado agora com esse pretexto. Alguém imagina enfermeiros, de jaleco, com cartazes pelos corredores do Congresso defendendo a volta da jogatina?

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?