metropoles.com

Governo calcula última grande derrota com votação de vetos

Congresso se reúne para analisar vetos do presidente Lula nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de presidente Lula apontando - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de presidente Lula apontando - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Ao falar que a possível derrubada dos vetos presidenciais na sessão conjunta do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (24/04), é problema dos congressistas, o presidente Lula (PT) calcula que esta será a última “grande derrota” do governo no Legislativo neste ano, depois dos ajustes de rota ocorridos nos últimos dias.

Na segunda-feira (22), o presidente puxou a orelha de Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Rui Costa (Casa Civil), pedindo maior empenho na articulação política. Ele também sinalizou que reforçaria o apelo por uma postura mais firme do PT no Congresso, particularmente com Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Depois de duas conversas com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Lula expressou confiança de que a situação política está se encaminhando para uma estabilização, esperando que não ocorram mais reveses significativos após a sessão de hoje.

Ontem (23), o petista disse que lamenta a possível queda dos vetos e que fica chateado pela sua “incompetência” de não convencer deputados e senadores do contrário.

“Eu nunca fico chateado porque o Congresso derrubou tal coisa. Eu muitas vezes fico chateado com a minha incompetência de não tê-los convencido do contrário. Se o Congresso derrubar, é um problema do Congresso. Eu posso lamentar”, disse Lula em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

Entre as principais preocupações do governo está a derrubada dos vetos relacionados às “saidinhas” temporárias de presos, bem como itens da LOA (Lei Orçamentária Anual) e da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Apesar dos apelos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que alerta para possíveis rebeliões no sistema carcerário, o governo optou por não judicializar a questão do veto ao PL das Saidinhas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?