metropoles.com

Governo avalia que recesso foi ideal para adotar medidas controversas

Lula avalia que haveria mais ruído com Câmara e Senado se casas estivessem em pleno funcionamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Presidente Lula chega ao Congresso Nacional para a sessão destinada à promulgação da Proposta de Emenda à Constituição PEC 452019, que instituiu a reforma tributária.
1 de 1 Presidente Lula chega ao Congresso Nacional para a sessão destinada à promulgação da Proposta de Emenda à Constituição PEC 452019, que instituiu a reforma tributária. - Foto: null

O governo Lula (PT) analisa internamente que o momento escolhido para a divulgação da Medida Provisória referente à reoneração gradual da folha de pagamento e à revogação da isenção fiscal concedida a líderes religiosos foi propício para a implementação de medidas consideradas controversas. Embora o movimento estivesse sendo planejado há várias semanas, a administração optou por adotar as providências durante o período de recesso parlamentar.

A avaliação é que se o Senado Federal e a Câmara dos Deputados estivessem em pleno funcionamento haveria muito mais ruído dos setores impactados. O fim da isenção fiscal, aliás, fez com que os evangélicos se aproximassem do governo buscando diálogo.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estão sendo muito bem avaliados como aliados do governo. Ambos estão tentando manter as medidas e conversam com suas bases, mesmo em recesso.

Mas a “calmaria” tem data para acabar. O Congresso Nacional volta em 2 de fevereiro, daqui a uma semana e meia, e promete cobrar as faturas atrasadas. O ano promete ser difícil para a articulação política do presidente Lula.

O próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já disse que espera que as negociações em 2024 sejam mais complicadas para a equipe econômica. Neste ano, o ministro prioriza as leis complementares da reforma tributária e a segunda fase da mesma. Mas avalia que o Congresso cada vez mais poderoso e o calendário atrapalharão os trabalhos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?