metropoles.com

Governo aumentará carga horária no modelo do Novo Ensino Médio

Resultados da consulta pública devem ser conhecidos na próxima semana; Camilo Santana já se move nos bastidores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
lula camilo santana mec
1 de 1 lula camilo santana mec - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pressionado pelos secretários estaduais de Educação e por movimentos da sociedade civil, o governo Lula (PT) vai decidir por aumentar as cargas horárias das matérias consideradas clássicas, como língua portuguesa e matemática, no Novo Ensino Médio. A decisão também se embasa nos primeiros resultados de consulta pública (Portaria n° 399), que deve ser divulgada na próxima semana.

O ministro da Educação, Camilo Santana, atenderá a pedidos de captar 300 das 1.200 horas de matérias optativas para as já conhecidas. Algumas escolas usam dessas horas para criar disciplinas inusitadas, como aula de como ser “influencer”, oratória e liderança.

Em São Paulo, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) alterou de 11 optativas para duas a partir de 2024. O movimento já é uma antecipação do que deve acontecer em todo o país.

O Novo Ensino Médio está em vigor desde 2017 e obriga que as escolas destinem 40% das aulas em disciplinas optativas, impactando as estruturas das escolas e o trabalho dos professores, que muitas vezes têm que lecionar matérias em que não são instruídos.

No entanto, ainda não se sabe o que o governo vai fazer em relação ao conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O MEC chegou a anunciar que embarcaria questões relacionadas aos itinerários optativos, mas voltou atrás. A prova será aplicada em 5 e 12 de novembro.

A consulta pública durou 4 meses e envolveu 12 webinários com especialistas, cinco seminários organizados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), audiências públicas com entidades do setor educacional, encontros com estudantes e uma pesquisa com a comunidade escolar, feita pelo WhatsApp e respondida por mais de 105 mil pessoas – o que ultrapassou a meta da pasta, de 100 mil participantes.

Além da consulta, o ministério ouviu principalmente o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o movimento Todos Pela Educação, que tem, inclusive, integrantes no Conselhão de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?