metropoles.com

Governo atua para evitar intervenção e GLO no Rio Grande do Norte

Até agora, já foram enviados 700 homens das forças federais ao estado e gastos R$ 5,5 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
RN ataque-rio-grande-do-norte RN -metropoles
1 de 1 RN ataque-rio-grande-do-norte RN -metropoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ainda sob o impacto do 8 de janeiro, o governo federal enfrenta a segunda crise que envolve segurança pública, agora no Rio Grande do Norte.

A orientação do presidente Lula, que falou longamente ontem com a governadora Fátima Bezerra, do PT, é para que todas as forças, federais e estaduais, estejam unidas para contornar a violência perpetrada por marginais no estado.

Lula disse à governadora que não irá poupar esforços. O governo já enviou 700 homens de suas forças para lá e já gastou R$ 5,5 milhões nessa operação. O presidente determinou a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino, no estado, onde ele está desde ontem.

Assim, o governo federal espera superar o problema. Não é interesse de Lula a necessidade do emprego da GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que implicaria no envio das Forças Armadas ao estado. Esse pedido dependeria da governadora, o que não deve acontecer, a não ser que a crise saia de vez do controle.

E, muito menos, interessa ao Palácio do Planalto decretar intervenção na segurança pública do estado, como ocorreu com o Distrito Federal. As situações são distintas e envolve uma aliada direta do presidente.

Na expectativa de resolver a situação, o ministro Dino, que durante décadas foi filiado a um partido comunista, o PCdoB, recorreu à fé católica.

“Hoje, não justifica GLO. Amanhã, vamos ver. E não haverá. Tenho fé em Nosso Senhor Jesus Cristo que não haverá nova escalada da violência. Se tiver, vamos conversar com a governadora. Forças Armadas fazem guerra, atuam na defesa da soberania” – disse o ministro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?