metropoles.com

Governistas temem represália de Lira em relação ao Orçamento de 2025

Presidente da Câmara está irritado com o “fim” das emendas Pix

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
imagem colorida mostra arthur lira - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra arthur lira - Metrópoles - Foto: <p> IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Com a volta atrasada dos trabalhos na Câmara dos Deputados, congressistas governistas já esperam que a Comissão do Orçamento coloque obstáculos na execução e diversificação do dinheiro da União para com o governo Lula (PT) em 2025.

Isso porque, segundo avaliam esses deputados, Arthur Lira (PP-AL) está irritado com o “fim” das emendas Pix, que só poderão ser pagas pelo governo após ser assegurada a “prévia e total transparência e rastreabilidade” do dinheiro.

O Orçamento de 2025 deve ser enviado para votação até o fim deste mês, mas o governo já calcula que terá que promover cortes — a exemplo do que aconteceu com o Orçamento de 2024.

A represália de Lira virá, só não é sabido como. A maior preocupação é que programa sociais, sobretudo o Novo PAC (Programa da Aceleração do Crescimento) sejam impactados.

Criadas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), essas emendas eram conhecidas pela dificuldade de fiscalização dos recursos. Na prática, congressistas destinavam recursos para municípios sem fornecer esclarecimentos sobre a destinação dos fundos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?