Gleisi quer Casa Civil e tenta empurrar Rui Costa para Salvador
Presidente do PT quer cavar espaço na Esplanada dos Ministérios na futura reforma ministerial de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), tenta cavar um espaço na Esplanada dos Ministérios e, agora, olha para a Casa Civil, de Rui Costa.
Gleisi já havia tentado convencer Lula (PT) de se tornar ministra da Justiça, na saída de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal. No entanto, a falta de experiência da deputada na área e a resistência de alguns setores do próprio governo impedem sua nomeação.
Agora, Gleisi tenta aproveitar que Rui Costa balança no cargo para alçá-lo à disputa para a prefeitura de Salvador, que tem, por enquanto, somente o deputado estadual Robinson Almeida (PT-BA) como pré-candidato.
Costa já manifestou a aliados e a Lula seu desejo de permanecer na Casa Civil durante o ano eleitoral, especialmente agora que o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está em pleno desenvolvimento.
Há também o problema da sucessão do PT caso Gleisi deixe a presidência. O Partido dos Trabalhadores não quer ter que decidir o comando da sigla em ano de eleições municipais.
Atualização – 7 de dezembro de 2023 – 21h35
A assessoria do PT enviou uma nota ao blog, reproduzida na íntegra abaixo:
Gleisi tem mandato a cumprir na presidência do PT até 2025 e não reivindicou nenhum ministério. Indicação de ministros é prerrogativa do presidente.