metropoles.com

Gilmar Mendes pede “escrutínio severo” na Lava Jato: “Pervertidos”

Ministro disse que o sistema jurídico deve ser alterado para deixar de aceitar gente “chinfrim”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Gilmar Mendes Bolsonaro
1 de 1 Gilmar Mendes Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que considera os acordos de leniência e de delação premiada feitos no âmbito da operação Lava Jato como tortura. Deu a declaração nesta terça-feira (9/5) durante sessão da Segunda Turma do STF.

O colegiado julgava a validade de uma medida cautelar contra o ex-engenheiro da Petrobras Sergio Souza Boccaletti, que está impedido de sair do país. Ele é apontado como operador financeiro das propinas pagas pela Odebrecht a diretores da estatal.

Ao referir-se às investigações sobre o caso de corrupção no Paraná, Gilmar Mendes disse que os integrantes da força-tarefa devem ser alvo de “escrutínio muito severo”. “O que foi feito na República de Curitiba foi muito grave. O que estamos fazendo para aceitar tanta gente chinfrim?”, questionou o ministro.

Mendes também disse que os acordos feitos pela equipe de Deltan Dallagnol eram “prática de tortura usando o poder do Estado”. “Só se liberava quem fazia delações. Coisa de pervertidos”, disse.

Os ministros que fazem parte da turma, Nunes Marques, Dias Toffoli, Edson Fachin e André Mendonça se sobressaltaram com a fala de Mendes. Mendonça, presidente da Segunda Turma, fez uma intervenção e disse que tem muitas discordâncias com o que aconteceu na Lava Jato, mas que reconhece a existência de casos de corrupção. Toffoli chamou os acordos de “pau de arara do século XXI”.

Ontem (8/5), no programa Roda Viva, da TV Cultura, Gilmar Mendes criticou a operação. “Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo. A denúncia contra Lula era combinada com o Moro”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?