metropoles.com

General do GSI colocou cargo à disposição após crítica ao 8 de janeiro

Gonçalves Dias conversou com Lula, após ter sua atuação na invasão do Palácio do Planalto questionada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Divulgação
Advogado GDias GDias Lula GSI
1 de 1 Advogado GDias GDias Lula GSI - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Após duras críticas à atuação do Gabinete de Segurança Institucional no enfrentamento aos atos do 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios, especificamente na invasão ao Palácio do Planalto, ficou delicada a situação do general Gonçalves Dias, ministro do GSI.

O militar tem sido alvo de questionamentos após o quebra-quebra dos bolsonaristas nas instalações e obras do Planalto. Decorrência dessa desconfiança, o governo quer tirar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do guarda-chuva do GSI e transferi-la para a Casa Civil.

Diante das críticas, Dias conversou com Lula e colocou seu cargo à disposição. O presidente não aceitou, mas comunicou que iria aguardar os desdobramentos dos fatos.

Logo nos dias posteriores, o general conversou com jornalistas numa das solenidades do Planalto, explicando o que ocorreu no episódio.

O general tem a confiança do presidente e é muito próximo ao líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA). Ele coordenou a segurança de Lula nos dois primeiros mandatos de Lula.

O militar é conhecido por uma atuação discreta e não é de muitas aparições. Em novembro de 2019, ele compareceu a um seminário no auditório Nereu Ramos, na Câmara, um simpósio sobre a Amazônia, organizado pelo Instituto Sagres, que tem entre seus diretores o general Rocha Paiva, um aliado de Jair Bolsonaro. Paiva organizou o debate.

Vários militares, fardados, estavam no simpósio. Outro presente foi o general Paulo Chagas, que já foi próximo do ex-presidente, mas é um crítico de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?