Galípolo terá vida fácil no Senado, mas oposição se organiza
Senadores da Comissão de Assuntos Econômicos indicam que o homem de Haddad será facilmente aceito em sabatina
atualizado
Compartilhar notícia
Os nomes indicados pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad à diretoria do Banco Central nesta segunda-feira (8/5) deverão ser facilmente aceitos pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, segundo os senadores ouvidos pelo blog.
Apesar dos titulares da comissão indicarem vida fácil, lideranças da oposição já prometeram que vão fazer barulho. Ocorre que as sabatinas são abertas para todos os senadores, basta se inscrever no dia do evento.
Para isso, a oposição se organiza para levar os seus senadores mais expansivos para a sabatina. O senador Cleitinho (Republicanos-MG) é um dos nomes cotados para ser escalado.
Gabriel Galípolo é o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, o número 2 da pasta. Ailton de Aquino Santos é servidor do Banco Central. O primeiro foi indicado para a diretoria de Políticas Monetárias. O último foi indicado para a diretoria de Fiscalização.
Haddad disse mais cedo que o nome de Galípolo já havia sido citado pelo atual presidente do BC, Roberto Campos Neto.
Campos Neto é o principal culpado pela alta taxa de juros, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No sábado (6/5), em Londres, Lula disse que Campos Neto “tem compromisso com outro governo”, referindo-se a Jair Bolsonaro (PL).