metropoles.com

Galípolo com os dois pés no Banco Central

Governo entrega a senadores informações sobre indicado; economista é cotado como futuro presidente do BC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Washington Costa/MF
Gabriel Galípolo
1 de 1 Gabriel Galípolo - Foto: Washington Costa/MF

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou aos senadores que integram a Comissão de Assuntos Econômicos um relatório sobre o economista Gabriel Galípolo, indicado à diretoria de Política Monetária do Banco Central.

No documento, destacam a atuação de Galípolo como presidente do Banco Fator e no conselho da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Também atuou como secretário-executivo do Ministério da Fazenda, ao lado de Fernando Haddad.

Gabriel Galípolo será sabatinado amanhã (04/07), no Senado, e será o primeiro indicado do governo Lula 3 na diretoria do Banco Central. Petistas apontam que ele deve ser escolhido como presidente do BC depois que o mandato de Roberto Campos Neto terminar, no final de 2024.

O texto entregue aos senadores também cita que a presença de Galípolo na diretoria do Banco Central é “mudar o pensamento” da política monetária e tende a ajudar a baixar a taxa de juros. Se aprovado, o economista deve participar da próxima reunião do Copom e também decidirá sobre a Selic.

Senadores governistas disseram ao blog que acreditam que o indicado não deva ter nenhuma dificuldade na comissão. Acreditam que a sessão, inclusive, será curta, pela agenda cheia que passa o Congresso Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?