metropoles.com

Foro de São Paulo em Brasília ganha data e Lula é convidado

Evento acontecerá em hotel da capital federal e contará com a presença de líderes da esquerda latino americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ivan Abreu/NurPhoto via Getty Images
Lula em campanha em minas gerais
1 de 1 Lula em campanha em minas gerais - Foto: Ivan Abreu/NurPhoto via Getty Images

O 26º encontro do Foro de São Paulo será realizado neste ano em Brasília, de 29 de junho a 2 de julho. O evento terá como sede o Hotel San Marco e terá um pequeno desvio para o Arraiá do PT, a festa julina do partido.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi convidado à reunião do Foro de São Paulo, mas só deve definir a presença em data mais próxima ao evento. 

O encontro contará com workshops e palestras de representantes da Frente Sandinista de Libertação Nacional, da Nicarágua de Daniel Ortega; do Partido Socialista Unido da Venezuela, de Nicolás Maduro; e o Partido Comunista Cubano. Além do PT, outros partidos de esquerda do Brasil também receberam convites para participar: PDT, PCdoB, PCB e PSB –destes apenas PT e PCdoB são filiados ao Foro. 

Será o primeiro encontro do Foro de São Paulo depois da pandemia de covid-19. O mote do evento deste ano é a “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”. A organização convoca as “forças progressistas, populares e de esquerda” a se reunirem para refletir e debater os desafios e direções que devem ser tomadas.

Leia a programação preliminar aqui.

O Arraiá do PT faz parte da programação principal do Foro, mas é uma campanha de arrecadação independente promovida pela Secretaria Nacional de Finanças do partido. O local ainda não foi confirmado, mas os convites já estão sendo vendidos por até R$ 5.000. Lula já confirmou que vai.

Atualização 8 de junho de 2023 – 21h30

A assessoria do PSTU entrou em contato com o blog e negou que o partido recebeu convite para o evento. Também disse que não iria mesmo se recebesse. Leia a íntegra da nota assinada pelo presidente do PSTU, Zé Maria, abaixo:

“Na matéria “Foro de São Paulo em Brasília ganha data e Lula é convidado”, publicada ontem (7/6), o jornalista Vinícius Nunes afirma que além do PT, outros partidos de esquerda do Brasil devem participar e cita o PSTU.

“Por meio desta nota, o PSTU informa que nunca participou do Foro de São Paulo. Não participaremos da reunião do Foro de São Paulo marcada para Brasília. Não recebemos nenhum convite oficial e mesmo se recebêssemos não iríamos. Pois não integramos tal espaço político, nele reúnem partidos que defendem um projeto de colaboração com a burguesia e países ricos, que realizam governos no marco da ordem capitalista, como o PT e, inclusive, também ditadores como Maduro e Ortega. Somos oposição de esquerda, de classe e socialista a todos os governos dirigidos pelos partidos que lá estarão.

“O PSTU defende outro projeto internacional, independente da burguesia, e socialista, e não um social-liberalismo ou uma impossível humanização do capitalismo.

“A integração latino-americana necessária, a qual defendemos, exige enfrentar as multinacionais, a entrega das nossas riquezas, a exploração e devastação ambiental.

“José Maria de Almeida
“Presidente Nacional do PSTU.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?