Floriano deve ser voto vencido e TSE deve livrar Braga Netto
Ministro votou pela inelegibilidade do ex-vice da chapa do PL com Jair Bolsonaro; TSE retoma julgamento hoje
atualizado
Compartilhar notícia
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) volta a julgar Jair Bolsonaro (PL) e Walter Braga Netto (PL) nesta terça-feira (31/10) por crimes de abuso de poder político e econômico no ato de comemoração do Bicentenário da Independência, no 7 de Setembro de 2022. Já inelegível por 8 anos, Bolsonaro deve colecionar mais uma condenação, enquanto Braga Netto deve ser preservado.
O ministro Floriano Azevedo Marques foi o único (até agora) a votar pela condenação do ex-ministro e ex-companheiro de chapa de Jair Bolsonaro. Em seu voto, afirmou que as participações de Braga Netto nos eventos de Brasília e no Rio de Janeiro beneficiaram sua campanha. O ex-ministro, ao participar dos dois eventos, “deixou-se apresentar ao público presente e se beneficiou inegavelmente do cenário abusivamente construído”.
Floriano divergiu do relator Benedito Gonçalves, que em seu voto apenas determinou uma multa a Braga Netto no valor de R$ 212 mil. O ministro votou pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro. O placar, por ora, está 2×1 pela condenação do ex-presidente.
Mesmo Braga Netto se livrando da inelegibilidade neste julgamento, há outras 11 ações correndo no TSE que podem condená-lo ao mesmo destino que Jair Bolsonaro. O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal, quer pautar mais julgamento ao final deste ano.