Exposto à oposição na CCJ, Dino será primeiro teste da base do governo
Ministro da Justiça será o primeiro da Esplanada no governo Lula a participar de audiência pública no Congresso
atualizado
Compartilhar notícia
Flávio Dino (Justiça) será o primeiro ministro do governo Lula a ser alvo dos ataques da oposição numa audiência pública no Congresso Nacional.
Dino estará exposto à oposição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, à partir das 14h desta terça, chamado para “explicar” os decretos do governo que alteraram a política de armas no país, as ações adotadas por sua pasta no 8 de janeiro e também sua visita ao Complexo da Maré, no Rio, localidade tida pelos opositores como uma área dominada pelo tráfico.
Para evitar a convocação pela oposição, os governistas combinaram e aprovaram um convite ao ministro, que acertou a data. Dino tem sido alvo preferido da oposição neste início de legislatura. Somente na Comissão de Segurança Pública, “dominada” pela bancada da bala, foram apresentados 15 requerimentos de sua convocação.
A presença do ministro na principal comissão da Câmara será também um teste para a base do governo, que não tem claro se detém a maioria nesse colegiado. As manifestações dos parlamentares do Centrão apontarão esse entendimento.
Governistas tentam minimizar a presença do ministro na CCJ.
“Nós não vamos blindar nenhum ministro. Nós queremos ministro debatendo as políticas públicas. Quanto mais debate, mais ganhar a sociedade” – afirmou Rubens Pereira Júnior (PT-MA), titular da CCJ e um dos autores do convite a Dino.