metropoles.com

Exército cancela 60 mil registros de CACs em 5 anos

40,7% das revogações aconteceram durante 16 meses de governo Lula 

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura de Cajamar
foto colorida de armas de arsenal da GCM de Cajamar, que têm o brasão e o nome da corporação - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de armas de arsenal da GCM de Cajamar, que têm o brasão e o nome da corporação - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de Cajamar

O Comando do Exército suspendeu ou cancelou os registros de mais de 65 mil CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) desde 2019. Entre janeiro daquele ano e abril de 2024, foram 60.438 certificados cancelados e 5.572 registros suspensos.

Os dados da Fiquem Sabendo mostram que 40,7% dos cancelamentos partiram dos 16 meses de governo Lula (PT) — 24.602 registros. Mas a maioria foi feita durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) que trabalhou e incentivou a população a se armar.

Das suspensões, 83,1% também aconteceram durante o atual governo. O Exército não exemplificou os motivos para os cancelamentos e as suspensões.  

Em maio, o TCU (Tribunal de Contas da União) analisou o controle de armas e munições a cargo do Exército Brasileiro, no período de 2019 a 2022, e constatou que o sistema da força tem fragilidades. “Uma parcela reduzida das pessoas físicas que possuem registro de caçador junto ao Exército obtiveram autorização junto ao Ibama para a efetiva realização da atividade, indicando desvio de finalidade”, diz o TCU.

“A auditoria constatou que o Exército não verifica a habitualidade dos atiradores quando da renovação do documento que autoriza o manejo de arma de fogo (certificado de registro) nem a veracidade das informações de habitualidade durante as fiscalizações de entidades de tiro” – TCU

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?