metropoles.com

Exclusivo: Governo aceita levar G. Dias na CPMI, mas “na hora certa”

Entendimento de integrantes da base na comissão e do Planalto é que ida do ex-chefe do GSI deve respeitar “ordem cronológica” dos fatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo da Bahia
Advogado GDias GDias Governo Lula documento secreto General Gonçalves Dias
1 de 1 Advogado GDias GDias Governo Lula documento secreto General Gonçalves Dias - Foto: Divulgação/Governo da Bahia

O governo decidiu que não irá fazer resistência até o final dos trabalhos da comissão à convocação de integrantes do governo na CPMI dos atos golpistas. 

Integrantes de partidos da base decidiram, em entendimento com o Palácio do Planalto, que irão votar a favor da convocação do general Gonçalves Dias, por exemplo, em outro momento. Mas, não agora. Requerimento nesse sentido foi derrotado ontem na sessão da comissão.

Titular da comissão, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) confirmou ao blog esta decisão. O parlamentar é um dos vice-líderes do governo na Câmara.

“Vamos seguir a ordem cronológica dos fatos. Os membros do governo virão à CPMI. Na hora certa” – disse Rubens Júnior, que completou:

“Mas não poderíamos permitir na primeira semana. Não poderíamos permitir o jogo da oposição em converter investigador em investigado. Seguiremos a linha temporal proposta pela relatora (Eliziane Gama)” – afirmou.

O governo conseguiu impedir ontem (terça) a aprovação da convocação de G. Dias e também do ministro Flávio Dino (Justiça).

O general foi o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do início desse governo Lula e teria partido dele a ordem para a direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de suprimir os alertas sobre os ataques do 8 de janeiro em relatórios enviado ao Congresso Nacional, segundo a Folha de S. Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?