Ex-deputado nomeado por Lula cultuava Ustra na fachada de seu gabinete
Heitor Freire, que irá ocupar cargo na Sudene, foi um parlamentar na última legislatura em defesa de Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
A imagem acima é da fachada do gabinete do ex-deputado bolsonarista Heitor Freire. Ali, tem referências à extrema-direita. No alto, à esquerda, está visível a mensagem “Ustra Vive”, uma citação ao torturador que comandou o Doi-Codi de São Paulo nos anos da repressão militar e apontado por vários antigos militantes da esquerda como quem os perseguiram.
Freire acaba de ser nomeado para um cargo no Executivo, de diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), como contou a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.
Quando deputado, Freire mantinha essa fachada de seu gabinete, no anexo 3 da Câmara, com essa colagem de mensagens, fotos e imagens na qual não escondia sua opção preferencial pela direita: “comunistas, tremei” e “direita vive”.
Chamava a atenção, em especial, o “Ustra Vive”.
Na coluna do Metrópoles, o repórter Gustavo Zucchi localizou postagens de Freire pregando a extinção do PT, se apresentando como discípulo de Olavo Carvalho, um “guru” do bolsonarismo raiz. Depois da publicação, o ex-deputado apagou essas referências.
Ele foi eleito em 2018 pelo PSL e se transferiu para o União Brasil. Não se reelegeu para novo mandato em 2022.