metropoles.com

Ex-AGU de Bolsonaro conduziu Lula e Janja na diplomação no TSE

José Levi Mello é secretário-geral do TSE e muito próximo de Alexandre de Moraes, e defensor do semipresidencialismo, tese rechaçada pelo PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto/Secom/TSE
José Levi, Lula e Janja
1 de 1 José Levi, Lula e Janja - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Um ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro foi o anfitrião que conduziu o casal Lula da Silva na cerimônia da diplomação ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Coube a José Levi Mello de Amaral Júnior, secretário-geral do TSE, caminhar lado a lado de Lula, à direita do eleito, e também da futura primeira-dama. Eles passaram pelo tapete vermelho e sob a reverência dos dragões da independência.

Levi foi ministro da Advocacia-Geral da União (AGU) do governo Bolsonaro por um ano, entre abril de 2020 a março de 2021. E teria deixado o cargo insatisfeito com a decisão de Bolsonaro em ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o lockdown nos estados, durante a pandemia da Covid-19.

Levi é muito próximo de Alexandre de Moraes, presidente do TSE. Ele foi seu secretário-executivo no Ministério da Justiça, no governo de Michel Temer. E ocupou a titularidade da pasta por um mês, em 2017.

No governo Bolsonaro, Levi foi também procurador-geral da Fazenda Nacional, sua carreira de formação. Ele também é professor de direito constitucional na USP.

Levi é um defensor do sistema semipresidencialista de governo, que prevês coexistência de um primeiro-ministro com o presidente da República. Uma tese rechaçada pelo PT e que Lula já chamou de “golpista”.

Durante debate num Grupo de Trabalho que tratou de uma emenda constitucional sobre assunto na Câmara, em maio deste ano, Levi defendeu a adoção desse sistema no Brasil.

“Afirmo com toda a tranquilidade que a PEC (do semipresidencialismo), como colocada, na medida em que separa mais Poderes, em que cria mais checks and balances, na medida em que cria mais freios e contrapesos, não só é constitucional, mas também realiza de forma ainda melhor a cláusula constitucional da separação dos Poderes” – disse José Levi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?