metropoles.com

Evangélicos condicionam apoio a Lira a PL que isenta igreja de imposto

Bancada evangélica listou cinco projetos prioritários para o grupo e se animou com a chance de Sóstenes vir a ser vice de Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Reunião da bancada evangélica
1 de 1 Reunião da bancada evangélica - Foto: Metrópoles

Deputados da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara se reuniram ontem e discutiram suas condicionalidades para apoiar à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara.

A reunião, acompanhada pelo Blog do Noblat, foi comandada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), coordenador da bancada, e que trabalha para ser vice na chapa de Lira, que sinalizou de forma positiva à ideia. A coluna Igor Gadelha revelou essas tratativas.

Os parlamentares decidiram enviar uma lista de cinco projetos a Lira e querem que ele os priorize nas votações. Uma das propostas, defendida com ênfase pelo deputado David Soares (União-SP), é o que isenta as igrejas de retenção de imposto de renda nas remessas de recursos para o exterior, onde funcionam suas representações. A proposta que tramita é de autoria de Silas Câmara (Republicanos-AM).

Soares é filho do pastor R.R. Soares, líder e fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus.

“Tem a maior urgência possível esse projeto para nós trabalharmos, pregar o evangelho em paz, sem ser aporrinhado por fiscal da Receita Federal a cada dois ou três dias” – disse o deputado Soares, na reunião de ontem.

Os outros projetos defendidos pelo grupo a serem entregues a Lira envolvem a volta da discussão sobre o homeschooling – proposta que permite os pais educarem os filhos em casa -, e a votação de três estatutos: do Nascituro, da Família e das Religiões.

O deputado Eli Borges (PL-TO), que também é pastor, desconfia dos compromissos de Lira e sugeriu que o presidente se comprometa com a bancada de fato.

“Não sei se o Lira é confiável ou não. Isso é o Parlamento. Melhor um compromisso com um documento interno com a frente e, assim, temos o que cobrar amanhã. Não podemos perder o timing. Temos que escolher as prioridades. Deixar o compromisso estabelecido, para chegar amanhã e dizer, ‘oh, tá prometido, tá aqui’. Podemos tratar confidencialmente com ele” – disse Borges.

O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), após a fala de Borges, sugeriu que as reuniões, como a de ontem deveriam ser realizadas em ambiente “mais privado”.

“Não há essa necessidade de ficar ‘microfonando’ tudo” – disse Otoni.

Sóstenes, candidato a vice

A bancada tratou com Sóstenes sobre a possibilidade de ele vir a ser de fato candidato a vice de Arthur Lira. Ele não negrou as negociações, disse que tem esse propósito e que já reuniu várias vezes com o presidente da Câmara para discutir o assunto. O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, está encaminhando essa costura.

“Há um diálogo entre eu, o Valdemar e o Lira de algum tempo. Não foi tratado internamente ainda com a bancada do PL. Já tiveram reuniões com o Lira, que disse apoiar qualquer decisão da nossa bancada. O Lira já sinaliza favoravelmente, o Valdemar também e o líder (Altineu Cortes), que busca a recondução” – disse Sóstenes.

Otoni de Paula disse que ouviu essa conversa e pediu que Sóstenes seja um defensor da pauta evangélica no comando da Câmara. O deputado do PL afirmou que essa decisão, de ser vice ou não, é uma discussão interna de seu partido e não dá bancada evangélica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?