Esplanada pode ter ato lulista e bolsonarista em 8 de Janeiro
Movimentos fazem a convocação, mas inteligência do governo minimiza possível tensão
atualizado
Compartilhar notícia
Movimentos de esquerda e de direita fazem convocações nas redes sociais para ocupar a área da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que estará aberta em 8 de Janeiro. Isso porque a segurança do Distrito Federal fechará o Eixo Monumental na altura dos prédios dos ministérios de Lula. A área que será permitida a circulação será a próxima ao Terminal Rodoviário.
Mesmo assim, a inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública monitora possíveis protestos de grupos bolsonaristas na data que lembra o ataque golpista contra as sedes dos Três Poderes. As autoridades, no entanto, não esperam grande mobilização em Brasília.
O caso é o mesmo de uma manifestação lulista. Há um chamamento nas redes sociais, mas o potencial para uma confusão é considerado quase nulo.
Já em São Paulo, o presidente Lula (PT) espera um grande movimento da esquerda. A Frente Brasil Popular e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) esperam levar até 15 mil pessoas à Avenida Paulista. Também são esperados atos na Cinelândia, no Rio de Janeiro.