Entidade médica convoca seus profissionais para atenderem os yanomamis
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade faz uma “chamada nacional” para médicos se juntarem ao esforço do governo
atualizado
Compartilhar notícia
A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) está convocando profissionais ligados à entidade a se juntarem aos esforços do governo no atendimento à saúdo do povo yanomami. Nos últimos quatro anos, mais de 500 crianças indígenas morreram, em especial, por desnutrição.
A entidade está fazendo uma “Chamada Nacional de Médicas e Médicos de Família e Comunidade” para que possam se juntar aos trabalhos na Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A SBMFC juntamente com seu Grupo de Trabalho de Saúde Indígena vem a público manifestar sua mais profunda solidariedade com toda a tragédia política, social, ambiental e sanitária vivida pelo povo yanomami. Entendemos ser essa situação da mais alta gravidade e relevância e, por isso, estamos em contato com várias esferas do atual governo federal”, diz a nota da entidade.
No texto, a sociedade demonstra repúdio a essa “catástrofe” e pede investigação rigorosa “para que nunca mais precisemos testemunhar algo semelhante”.