Eleição de presidentes da Câmara e Senado: Tudo que você precisa saber
A definição do comando das duas Casas está marcada para esta semana
atualizado
Compartilhar notícia
![Foto colorida do Congresso Nacional - Metrópoles](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/08/23173028/Congresso-Nacional-e-o-sol.jpg)
Na primeira sessão após o recesso, a Câmara de Deputados e o Senado escolherão seus presidentes e suas Mesas Diretoras – formadas pelo 1º e 2º vice-presidentes e por quatro secretários.
Veja as principais informações sobre esse processo:
Como são escolhidos os presidentes da Câmara e Senado?
Os deputados e senadores, respectivamente, definem por meio de uma votação quem de seus colegas deve assumir o comando das Casas pelos próximos dois anos.
Na Câmara, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos, ou seja, 257 para eleger-se. Se ninguém atingir esse número, acontece um segundo turno, em que concorrem os dois candidatos mais votados. Vence quem obtiver a maioria simples dos votos.
No Senado, a diferença é que a maioria absoluta dos votos, 41, é exigida tanto no primeiro quanto no segundo turno.
A votação é secreta?
Sim, os votos são secretos. Na Câmara, o processo é realizado por meio de sistema eletrônico, enquanto no Senado são usadas cédulas impressas.
Quem concorre nesta eleição?
Até agora, disputam a Presidência da Câmara:
- Hugo Motta (Republicanos-PB). Favorito, Motta conta com o apoio de seu partido além do Cidadania, MDB, PCdoB, PDT, PL, Podemos, PP, PRD, PSB, PSD, PSDB, PT, PV, Rede, Solidariedade e União Brasil.
- Marcel van Hattem (Novo-RS);
- O Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ).
No Senado, concorrem:
- Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Favorito, ele é apoiado por seu partido, assim como pelo MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSD e PT;
- Eduardo Girão (Novo-CE);
- Marcos do Val (Podemos-ES);
- O Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Sem o suporte do PL, o astronauta lançou-se de forma independente.
As candidaturas podem ser registradas até o dia da votação, por isso, novos nomes ainda podem surgir.
Quando ocorre a eleição?
Neste sábado, 1º de fevereiro. No Senado, a sessão terá início às 10h. Já na Câmara, o processo será à tarde, com início marcado para 16h.