metropoles.com

Embrapa exige trabalho presencial em plena pandemia, acusa sindicato

Comando da empresa nega e diz que tem tomado medidas para conciliar segurança dos trabalhadores e garantir o abastecimento do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução \ Redes Sociais
Embrapa
1 de 1 Embrapa - Foto: Reprodução \ Redes Sociais

A direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) acusa o comando do Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura,  a pressionar os chefes das 43 unidades regionais da empresa a manter as atividades presenciais de seus servidores, dificultando o teletrabalho – o home office – e também vetando o revezamento entre os trabalhadores.

Há dez dias, o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, em uma deliberação, deu autonomia para as chefias regionais da Embrapa a decidirem sobre o trabalho remoto, mas, para os sindicalistas, se tratou de uma decisão “para inglês ver”, ou seja, apenas no papel.

“Foi uma deliberação frágil, limitada e que restringe o grupo que pode ficar em teletrabalho ou não. Ainda assim, essa autonomia é limitada, é para inglês ver, um jogo de cena. Delegou no papel a definição sobre continuidade ou não do trabalho, mas, nos bastidores, manobra para forçar os gestores a manterem as atividades presenciais, num posicionamento claramente político e ideológico” – afirmou Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente do Sinpaf, ao Blog do Noblat.

Segundo o sindicato, vários chefes estaduais estão pedindo autorização à sede da Embrapa para autorizar o home office, mas estão sendo “majoritariamente” negados por  meio do Comitê de Monitoramento e Prevenção do Coronavírus da empresa.

Vinicius afirma que os casos de contaminação de Covid-19 entre servidores da Embrapa aumentou consideravelmente e já atingiu 100 servidores da sede, que tem um total de 650 empregados. Ele citou ainda o caso de Roraima: dos 75 servidores, 10 estariam contaminados.

Empresa nega acusação 

A direção da Embrapa negou as acusações e informou que tem adotada as medidas sanitárias para proteção de seus servidores.

“A Embrapa esclarece que tem protocolos estabelecidos para o trabalho seguro dos seus empregados e adotou recentemente medidas complementares para prevenção e combate à Covid-19 em suas instalações, incluindo medidas de contenção” – informou a Embrapa, que complementou.

“Desde o começo da pandemia, a Embrapa vem conciliando a segurança do trabalho e o cumprimento de sua missão institucional, contribuindo para a segurança alimentar e o abastecimento do país”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?