Embaixada em Paris indica Neymar para receber a Ordem do Rio Branco
Ao Itamaraty, embaixada enaltece carreira do jogador, que atua no Paris Saint-Germain, e diz que ele “tem forte presença nas redes sociais”
atualizado
Compartilhar notícia
A embaixada brasileira em Paris enviou sugestões de nomes para o Itamaraty condecorar com a Ordem do Rio Branco, uma das mais importantes condecorações oferecidas pelo governo federal.
Entre os nomes sugeridos pela embaixada, consta o do jogador Neymar Jr., que atua no Paris Saint-Germain. O atleta é um conhecido simpatizando de Jair Bolsonaro e de seu governo. No 7 de Setembro do ano passado, quando o presidente fez ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), Neymar postou uma foto com uma bandeira do Brasil.
Na justificativa para homenagear Neymar, a embaixada lembra que ele foi campeão olímpico em 2016, que joga em Paris desde 2017 e que também tem forte presença nas redes sociais.
“Atleta de excepcional qualidade, com forte presença nas redes sociais, em que acumula milhões de seguidores. Neymar contribui para a projeção de uma imagem positiva do Brasil na França e no mundo”, diz o telegrama da embaixada para o Itamaraty.
Neymar já foi alvo de críticas por sua proximidade com o presidente. Ano passado, o comentarista Casagrande, da TV Globo, chegou a chamá-lo de “súdito de Bolsonaro”.
A medalha da Ordem do Rio Branco foi instituída pelo ex-presidente João Goulart, deposto num golpe pelos militares em 1964.
A embaixada indicou ainda dois franceses para receberem a Ordem do Rio Branco. Um dos indicados é Cristian Louboutin, criador da própria grife, que leva seu nome, de sapatos de alto luxo, masculino e feminino. Entre as razões apontadas como alguém que projeta a imagem do Brasil, consta que ele criou um tênis batizado de “Arpoador”. Outra razão: “mantém uma relação especial com o Brasil, onde mantém uma residência secundária”.