metropoles.com

Eduardo Bolsonaro indica Ramagem para comissão que investiga a Abin

Em primeira comissão do grupo, deputado do PT aprovou requerimento para acessar relatórios dos últimos anos do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Alexandre Ramagem
1 de 1 Alexandre Ramagem - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional, ganhou protagonismo neste 2023, principalmente após os atentados golpistas de 8 de janeiro. O colegiado foi instalado hoje.

Nos últimos anos, a comissão, composta por seis senadores e seis deputados, não foi tão ativa. Agora, há uma queda de braço entre governistas e bolsonaristas nesse colegiado.

Por ser líder da Minoria na Câmara, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também integrante, pode indicar um nome. O filho de Jair Bolsonaro escolheu o Delegado Ramagem (PL-RJ) para ocupar uma das cadeiras.

Ramagem foi diretor da Abin durante o governo Bolsonaro. A agência, na gestão passada, foi acusada de operar um sistema secreto de monitoramento da localização de cidadãos em todo o país. A ferramenta permitia monitoramento de até 10 mil proprietários de celulares durante um ano.

O parlamentar bolsonarista já negou perseguição a opositores.

Também integrante da CCAI, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) aprovou requerimento para chamar o diretor-geral da Abin para explicar  a compra desses aparatos e programas de espionagem realizados pela agência nos últimos seis anos, com licitação e sem licitação, o que atinge os governos Bolsonaro e Michel Temer.

“Segundo reportagens veiculadas pela imprensa brasileria, a Abin gastou milhões de reais com a compra de aparatos e programas de espionagem, especialmente sem licitação e sem divulgar o nome dos fornecedores contratados sob a alegação que as informações podem comprometer a segurança nacional” – explicou Zarattini.

Ramagem não se opôs e o requerimento foi aprovado na reunião de hoje, que foi fechada. Todas as sessões dessa comissão são fechadas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?