metropoles.com

E agora, Bolsonaro? TSE deve analisar outros processos ainda em 2023

Moraes deve pautar dois casos sob relatoria de Raul Araújo, a partir de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Banco do Brasil encerrou conta de Bolsonaro nos EUA
1 de 1 Banco do Brasil encerrou conta de Bolsonaro nos EUA - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Depois da condenação de Jair Bolsonaro (PL) por 5×2 no Tribunal Superior Eleitoral, o ex-presidente agora se prepara para enfrentar outras possíveis acusações de crimes eleitorais. Enquanto Bolsonaro recorrerá ao Supremo Tribunal Federal e ao próprio TSE para contestar a sua inelegibilidade de 8 anos, sua defesa tem agora outros 15 casos que podem agravar ainda mais a situação do capitão.

Em novembro, o ministro Raul Araújo assumirá a relatoria desses processos. Ele será responsável por analisar os casos e fornecer a Moraes uma estimativa de prazo para a conclusão. Junto de Nunes Marques, Araújo foi voto vencido e se posicionou pela absolvição do ex-presidente na quinta-feira (29/6).

Um dos processos com mais chance de ser adiantado é uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que trata de ataques recorrentes de Bolsonaro contra o sistema eleitoral (AIJE 0601988-32.2022.6.00.0000). Nesse caso, já existe um relatório preliminar elaborado pelo atual relator Benedito Gonçalves, que destaca várias mentiras proferidas pelo ex-presidente em relação às urnas.

“A demanda abrange atos e declarações ocorridos antes do registro de candidatura, durante o período eleitoral, na data do segundo turno e após a divulgação dos resultados que atestaram a vitória do candidato da Coligação autora”, diz o texto.

Na AIJE, também são acusados Eduardo e Flávio Bolsonaro, além de Braga Netto e outros cinco congressistas. A ação foi protocolada pela coligação de Lula.

Há outro caso (AIJE 0601483-41.2022.6.00.0000) que já foi analisado pela Corregedoria-Geral Eleitoral e trata do uso da Jovem Pan para propaganda política ilegal. Nesse caso, o presidente da emissora, Antônio Augusto de Carvalho Filho, o Tutinha, também é acusado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?