metropoles.com

Dificuldades no Senado pegam Lula de surpresa e Câmara tenta acelerar 

Governo avalia novos prazos para a reforma tributária e já entende que PEC da Anistia ficará para o fim do ano; Lira trabalha como aliado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) durante o discurso de posse
1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) durante o discurso de posse - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os papéis se inverteram no Congresso Nacional. Se antes havia mais dificuldade em aprovar matérias governistas na Câmara dos Deputados, agora é no Senado que se encontram a maioria dos obstáculos.

Arthur Lira (PP-AL) trabalha ativamente para vencer a obstrução na Câmara. O travamento de pauta tem duas fontes: uma parte idealizada pelos ruralistas, que querem dar um recado ao STF, e outra pelo Centrão, que quer os acordos da Codevasf consumados.

Lira tenta vender a ideia de que a Câmara deve andar pelas pautas econômicas. Para convencer colegas e vencer a obstrução na semana que vem, quer pautar o projeto de lei sobre a taxação das offshore e fundos exclusivos. 

Já no Senado, o governo já trabalha com o prazo de final de novembro para a aprovação da reforma tributária. A dificuldade se dá pela nova postura do presidente Rodrigo Pacheco, que assumiu um grau de maior “independência” e passou até mesmo a criticar a pressa de governistas. Antes, bem antes, a expectativa do governo era que o projeto fosse aprovado depois do recesso do meio de ano, em agosto.

Há também o receio de governistas e congressistas do Centrão de a PEC da Anistia não ser aprovada neste ano. Para a eleição de 2024, assim como a minirreforma eleitoral, já se sabe que não dará tempo. A pressão em cima de Pacheco segue bem ignorada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?