Deputados e senadores creem que STF invada competências do Congresso
Levantamento mostra que maioria dos congressistas avalia negativamente trabalho do Supremo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa realizada pelo Ranking dos Políticos indica que a grande maioria dos congressistas considera que o Supremo Tribunal Federal ultrapassa as competências do Congresso Nacional. O levantamento revelou que 76,5% dos deputados e 71,4% dos senadores entrevistados acreditam que o STF excede suas atribuições.
O estudo ouviu 102 deputados federais de 21 diferentes partidos e 21 senadores representando 13 partidos distintos.
De acordo com os dados obtidos, 52,9% dos deputados federais têm uma visão negativa da atuação do STF no campo do Direito Penal, enquanto 27,5% a consideram positiva. Entre os senadores, a maioria também avalia negativamente, com 42,9%, em comparação com 23,8% que têm uma avaliação positiva.
Além disso, a pesquisa abordou a percepção dos congressistas sobre a judicialização da política promovida por partidos políticos. A ideia de restringir as oportunidades de judicialização recebeu apoio de 47,1% dos deputados e 19% dos senadores. Já a proposta de conceder ao Congresso o poder de revogar decisões do STF conta com o apoio de 46,1% dos deputados e 52,4% dos senadores.
A pesquisa também indicou que a maioria dos congressistas é favorável à ideia de estabelecer mandatos para os ministros do STF, com 59,8% dos deputados e 57,1% dos senadores apoiando a medida.
“Os resultados mostram que há um conflito de opiniões entre os congressistas, mas também revelam um apoio significativo a propostas de mudanças nas prerrogativas do STF” – Luan Sperandio, diretor de Operações do Ranking dos Políticos.