metropoles.com

Deputado que “cassou” Flordelis e Boca Aberta relatará caso de Nikolas

Alexandre Leite (União-SP) foi escolhido pelo presidente do Conselho de Ética para cuidar da representação do PSol contra o mineiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Bolsonarista Nikolas Ferreira com peruca loira na Câmara
1 de 1 Bolsonarista Nikolas Ferreira com peruca loira na Câmara - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Alexandre Leite (União-SP) foi escolhido relator da acusação de quebra de decoro parlamentar contra Nikolas Ferreira (PL-MG) no Conselho de Ética da Câmara.

Leite é tido como um relator firme e implacável dependendo dos casos que julga. Ele relatou e pediu a perda de mandato de dois parlamentares, que foram cassados: Flordelis (PSD-RJ) e Boca Aberta (PROS-PR). Ambos em 2021.

Nikolas é alvo de uma ação do PSol que o acusa de atentar contra o decoro ao fazer um discurso no plenário da Câmara de cunho transfóbico, no 8 de março, Dia da Mulher. Utilizando uma peruca amarela, o deputado mineiro se apresentou como “Nikole” e afirmou que tinha algo “interessante” a dizer.

“As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres” – afirmou.

Na ação, o PSol argumenta que Nikolas buscou se projetar politicamente a partir de um “discurso criminoso, que ofende e vulnerabiliza ainda mais as minorias de gênero”.

Nos casos anteriores que pediu a cassação, Flordelis, condenada pela Justiça como mandante do assassinato do marido Anderson Carmo, a parlamentar mentiu sobre a compra de arma usada no crime e também tentou cooptar uma testemunha, além de tentar culpar os filhos pelo crime.

Já Boca Aberta teve a cassação de seu mandato aprovada no conselho por ter abusado da prerrogativa de parlamentar e invadido uma unidade de saúde, até filmando um médico plantonista e divulgou o vídeo em redes sociais. Seu caso não chegou ir a plenário porque seu mandato foi cassado pela Justiça Eleitoral.

O presidente do conselho, Leur Lomanto Jr. (União-BA), anunciou hoje os relatores dos seis primeiros casos deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?